Quarta-feira, 19 de Maio de 2010

Hábitos Alimentares na Adolescência

  O período da adolescência é caracterizado por crescimento físico e desenvolvimento rápido, com aumento da necessidade de nutrientes. Além destas, características como a crescente independência, alterações psicológicas, busca de autonomia, definição da própria identidade, influência de amigos, problemas escolares e de trabalho, pressões e modificação das preferências alimentares, rebeldia contra os padrões familiares fazem deste um grupo de risco nutricional. Devemos também considerar os factores de risco para a saúde do adolescente, como o tabagismo, uso de álcool, sedentarismo, excesso de dessporto, uso de drogas, hábito de fazer dieta, problemas familiares, como separação ou morte dos pais, gravidez e comportamento alimentar inadequado.

  A preocupação, neste período, com a prevenção da saúde relacionada a estes fatores de risco praticamente não existe, devido ao senso de invencibilidade e indestrutibilidade do adolescente.

  A supervalorizaçao da imagem corporal e a preferência da nossa sociedade por mulheres magras podem resultar em padrões alimentares restritivos e ingestão inadequada de nutrientes e energia. A busca frenética por padrões de beleza e imagens idealizadas, reforçada pelos mídia, pode desencadear transtornos alimentares.

  Algumas patologias que antes só se manifestavam em adultos ou idosos vêm sendo encontradas em adolescentes, como o diabetes do tipo II, doenças cardiovasculares, osteoporose e outras. Isto ocorre, principalmente, por causa da alimentação e do estilo de vida inadequados. Estas doenças podem ser prevenidas precocemente, se houver intervenção dos profissionais de saúde junto aos grupos de risco.

  Portanto, é importante que os adolescentes, especialmente aqueles com risco nutricional, sejam acompanhados e orientados para modificação dos hábitos alimentares e estilo de vida.


publicado por 6ap12d às 11:00
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Quarta-feira, 10 de Março de 2010

O Nosso Logótipo


publicado por 6ap12d às 10:48
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Quarta-feira, 3 de Março de 2010

Hábitos alimentares saudáveis

 

  Todos sabem que um estilo de vida saudável é importante. Inclui bons hábitos alimentares, actividades físicas, não fumar e beber com moderação.

  Comer bem dá-lhe energia, afasta as doenças e as infecções, ajuda-a a pensar melhor e mantém o seu corpo em excelente estado e forma.
  Não tem que calcular as quantidades exactas do que deve comer todos os dias, mas aprenda a conhecer os grupos de alimentos e certifique-se de que consome diariamente alimentos de cada um destes grupos, para obter o equilíbrio de uma dieta saudável.


O que são hábitos alimentares saudáveis?
 
  • Variedade

    Tente consumir alimentos de todos os grupos de alimentos principais:
    Frutas e vegetais frescos; carne, peixe e alternativas proteicas (lentilhas e feijão, em especial soja); produtos lácteos (leite, iogurte, queijo); amidos (pão, massa, batatas, cereais e grão).
    Tente reduzir os alimentos açucarados e com elevado teor de gorduras.

  • Proporção

    A pirâmide alimentar pode ajudá-la a perceber quais os alimentos que são melhores do que outros. A pirâmide alimentar é convenientemente incluída na face lateral de muitas caixas de cereais.

  • Moderação

    Tem que obter a quantidade adequada de energia dos alimentos. Certifique-se de que todos os dias come algo de cada um dos grupos principais de alimentos. Desta forma, irá obter toda a energia, fibras, vitaminas e minerais de que precisa.

publicado por 6ap12d às 10:58
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Quarta-feira, 24 de Fevereiro de 2010

O Sedentarismo

 

  O sedentarismo é considerado como a doença do século, está associada ao comportamento quotidiano decorrente dos confortos da vida moderna. Definido também como a falta e/ou ausência e/ou diminuição de actividades físicas ou desportivas. Pessoas com poucas actividades físicas e que perdem poucas calorias durante a semana são consideradas Sedentárias ou com hábitos Sedentários.

  Passas muito tempo sentado em frente ao PC? Então já deves ter sentido os sintomas de má circulação. Este problema afecta uma grande parte da população, principalmente porque os nossos hábitos de vida mudaram drasticamente.


publicado por 6ap12d às 10:48
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Segunda-feira, 7 de Dezembro de 2009

Hábitos alimentares

  Na vida activa, cada vez há menos tempo para uma alimentação saudável, o ritmo de trabalho obriga muitas vezes a saltar refeições e a que se coma mal e depressa. Pela sua saúde, aqui ficam alguns bons conselhos.


   Sugestões para todos os dias:

       As necessidades nutricionais não são iguais para todos, dependendo das características físicas e da actividade de cada indivíduo. Aqui fica uma lista de regras básicas para uma alimentação saudável nos seus dias de trabalho.

        Não deixe de comer para trabalhar. Esta é uma regra básica e muitas vezes esquecida.

        "Um queque e um café!" - um pequeno-almoço muito vulgar e nada nutritivo. Não tome o pequeno-almoço no café, faça-o em casa, com calma. Leite e cereais não são só para as crianças e continuam a ser uma boa escolha.

        Para quem começa cedo o dia, o intervalo entre o pequeno-almoço e o almoço pode ser muito longo. Leve de casa uma sandes, uma peça de fruta ou um iogurte para comer a meio da manhã. O mesmo se aplica ao lanche.

        Ao almoço, coma uma refeição variada. Dê preferência ao peixe e aos vegetais e evite os alimentos fritos.

        Se no seu local de trabalho tiver um frigorífico e um micro-ondas, não hesite e leve uma boa refeição caseira. Não se habitue às refeições congeladas.

        O que bebe também conta para uma boa alimentação. Beba água durante todo o dia - o corpo humano necessita de cerca de 1,5 litros de água por dia.

        Não coma para encher a barriga. Deve comer até ao ponto em que se sente satisfeito.

        Uma dieta equilibrada contém proteínas, vitaminas, líquidos, hidratos de carbono, sais minerais, e fibras. Não é na fast-food que vai encontrar tudo isto.

         Sempre que comer, faça-o com calma, devagar e mastigue bem os alimentos para evitar digestões difíceis. Esqueça o email que tem para enviar.

         O organismo funciona como um relógio - respeite as horas das refeições.

 

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publicado por 6ap12d às 22:45
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Quarta-feira, 25 de Novembro de 2009

Como deixar de ser sedentário?

 

  Para atingir o mínimo de actividade física semanal, existem várias propostas que podem ser adoctadas de acordo com as possibilidades ou conveniências de cada um:
  • Praticar actividades desportivas como andar, correr, pedalar, nadar, fazer ginástica, exercícios com pesos ou jogar bola é uma proposta válida para evitar o sedentarismo e importante para melhorar a qualidade de vida. Recomenda-se a realização de exercícios físicos de intensidade moderada durante 40 a 60 minutos de 3 a 5 vezes por semana;
  • Exercer as actividades físicas necessárias à vida quotidiana de maneira consciente.

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Terça-feira, 24 de Novembro de 2009

Quais são as consequências do sedentarismo?

   A vida sedentária provoca literalmente o desuso dos sistemas funcionais. O aparelho locomotor e os demais órgãos e sistemas solicitados durante as diferentes formas de actividade física entram em um processo de regressão funcional, caracterizando, no caso dos músculos esqueléticos, um fenómeno associado à atrofia das fibras musculares, à perda da flexibilidade articular, além do comprometimento funcional de vários órgãos.

 


publicado por 6ap12d às 16:05
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publicado por 6ap12d às 15:58
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Terça-feira, 17 de Novembro de 2009

O que é o sedentarismo?

   O sedentarismo é definido como a falta ou a grande diminuição da actividade física. Na realidade, o conceito não é associado necessariamente à falta de uma actividade desportiva. Do ponto de vista da Medicina Moderna, o sedentário é o indivíduo que gasta poucas calorias por semana com actividades ocupacionais. Segundo um trabalho realizado com ex-alunos da Universidade de Harvard, o gasto calórico semanal define se o indivíduo é sedentário ou activo. Para deixar de fazer parte do grupo dos sedentários o indivíduo precisa gastar no mínimo 2.200 calorias por semana em actividades físicas.

 


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Terça-feira, 3 de Novembro de 2009

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publicado por 6ap12d às 19:28
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